Por uma CPI dos Ônibus pra valer – acompanhe a investigação semana a semana

Em 2013, pressionados pelas ruas, os vereadores aceitaram um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) feito pelo hoje deputado Eliomar Coelho (PSOL) para investigar as empresas de ônibus, mas nunca deixaram a investigação andar, e a CPI acabou parando na Justiça.

Este ano, o PSOL tentou novamente emplacar uma CPI dos Ônibus. Na hora em que estava quase conseguindo, surgiu uma CPI sobre o mesmo assunto, só que mais superficial e sem a presença de partidos da oposição, como o PSOL. Cheirinho de pizza.

Mas o mundo dá voltas…

Um dos vereadores desta CPI, Dr. Gilberto, foi preso e a vaga acabou ficando para nosso mandato, que era suplente. Desde então, nosso objetivo tem sido um só: fazer a CPI dos Ônibus investigar de verdade a caixa-preta dos transportes. Pra isso acontecer, todos nós temos que pressionar os outros vereadores que estão na CPI a pisarem no acelerador das investigações!

Transparência, Tarifômetro e CPI dos Ônibus On Line

A máfia dos transportes despertou a atenção de vários órgãos de fiscalizaçaõ. Tanto o Ministério Público Federal, quanto o Estadual e até a operação Lava-Jato estão investigando políticos, consórcios e empresas envolvidas com prováveis desvios desde o lançamento do edital, em 2010.  Em 2013, o mandato do atual deputado estadual Eliomar Coelho criou um site para o acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos da CPI. Com o golpe ocorrido na comissão, os trabalhos foram paralisados. Entretanto, as valiosas informações não se perderem e nos deram base para propor uma nova CPI e ajudaram a indicar um Plano de Trabalho para a investigação.

Já descobrimos que desde o início do edital, ou seja, 2010, 2011, o carioca pagou indevidamente quase 3 bilhões de reais aos empresários de ônibus. Dinheiro que saiu do bolso de toda a população do Rio de Janeiro sem ter movito.  Estamos sendo extorquidos cotidianamente sem percebermos. No site, colocamos o tarifômetro que continua a calcular quanto Baratas e aliados vêm ganhando a cada segundo com um preço de passagem mais cara e linhas que não atendem ás necessidades da população da cidade. Como existem muitos e muitos indícios, precisamos deixar transparente para a sociedade, imprensa e órgãos de fiscalização esse absurdo. Os documentos fornecidos à atual comissão, nossa visão sobre o andar dos trabalhos, além do clipping com matérias jornalísticas e a transmissão ao vivo das sessões da CPI podem ser acompanhadas semana a semana no site. Clique no link abaixo e acesse:

cpidosonibus.com.br