Comissão Especial de Carnaval lança relatório.

Durante o evento, o compositor Ivan Milanez recebeu a Medalha Pedro Ernesto

A Comissão Especial de Carnaval lançou seu relatório 2017 na segunda-feira, dia 4 de dezembro, com muita política e samba na Cinelândia. A comissão, presidida pelo vereador Tarcísio Motta, analisou a relação e as responsabilidades entre o poder público municipal e o carnaval. Leia o relatório abaixo (donwload no fim do texto):

O documento traz recomendações para o carnaval de rua e da avenida com relação à transparência, segurança e democratização do evento. Entre elas, estão: a transferência da Riotur para a Secretaria Municipal de Cultura a responsabilidade da festa de Momo, com a criação de uma subsecretaria específica para o assunto; construção de banheiros públicos fixos nas principais vias e praças da cidade; disponibilização no site da prefeitura de todos os editais, contratos e documentos relacionados à organização do carnaval; extinção de qualquer regra passível de ser interpretada como obrigatoriedade de venda em caráter de exclusividade de mercadoria ligada a determinada marca.

Dentre as várias recomendações voltadas para o Sambódromo, está que se determine a interrupção dos desfiles em casos de acidentes graves ocorridos durante o evento até que a segurança de todos esteja garantida.

Roda de samba, reconhecimento e política

O Samba Independente dos Bons Costumes e o DJ Buchecha abriram as comemorações e brindaram o público com sambas de raiz e que representam bem a alma do carnaval carioca. Durante o lançamento do relatório, o vereador Tarcísio Motta exaltou a necessidade de se olhar o carnaval como um momento de pertencimento e memória para todas e todos no Rio. Nos últimos anos, ele foi utilizado como ferramenta para negócios e a cada ano vem perdendo características como liberdade e democratização do acesso. A noite ainda teria a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao compositor e músico Ivan Milanez, da Velha Guarda do Império Serrano. Milanez aproveitou a ocasião para cantar algumas de suas composições. Assista:

A Comissão Especial do Carnaval é composta pelos vereadores Tarcísio Motta (presidente), Fernando William (relator) e Marcelo Siciliano (membro).

Baixe a versão em PDF

Assista