Comissão lança relatório anual sobre o carnaval carioca

COMISSÃO ESPECIAL DO CARNAVAL LANÇA PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO RELATÓRIO QUE ANALISA E PROPÕE REFORMULAÇÕES NA MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DA CIDADE

Qual o papel do carnaval na luta pelo direito à cidade em tempos de ascensão do ódio, da intolerância e do preconceito?

Para começar a responder a essa pergunta, a Comissão Especial do Carnaval, presidida pelo vereador Tarcísio Motta (PSOL), elaborou relatório sobre os aspectos que envolvem a maior manifestação cultural da cidade, porém aborda pelo segundo ano, tópicos sobre o carnaval de rua e o das avenidas, dividindo o documento em duas partes. Além de um manifesto por um carnaval com menos ódio, em cada uma delas, há uma entrevista com opiniões pessoais de especialistas, bem como uma série de recomendações feitas à prefeitura do Rio de Janeiro. De forma introdutória, é apresentado um artigo escrito pelo pesquisador e amante do carnaval Luiz Antônio Simas. No final, artigo redigido pelo escritor e folião apaixonado Gregório Duvivier fala sobre a necessidade da festa em 2019.

Baixe o relatório da Comissão Especial do Carnaval 2018

Audiência Pública e celebração

A Comissão Especial do Carnaval promove audiência pública nesta segunda, 3 de dezembro, às 18h, para debater o papel do carnaval na luta pelo direito à cidade e lançar o relatório deste ano, intitulado “Mais carnaval, menos ódio”.

Após o audiência, a partir das 20h na Cinelândia, acontece apresentação do Samba Que Elas Querem + Marina Iris e convidados para comemorar o Dia do Samba.

Participam da audiência “Mais Carnaval, menos ódio”:

* Luiz Antonio Simas – historiador e pesquisador do carnaval
* Gregorio Duvivier – escritor
* Luise Campos – jornalista especialista em carnaval
* Alvanisio Damasceno – jornalista e editor de livros, presidente do bloco Carmelitas e membro da diretoria da Sebastiana – Associação Independente de Blocos da Zona Sul
* Maria Lourdes do Carmo – Movimento Unido dos Camelôs – MUCA
* Aisha Jacob – Não é Não – movimento contra o assédio no carnaval

A Comissão Especial de Carnaval da Câmara Municipal do Rio é composta pelos seguintes vereadores:
Presidente: Tarcísio Motta
Relatora: Veronica Costa
Membro: Marcelo Arar

Baixe o relatório da Comissão do Carnaval lançado ano passado: http://bit.ly/relatoriocarnaval2017