Boletim TMJ Educação n. 10 | Semana de 29 de agosto a 04 setembro

ÔNIBUS DA LIBERDADE

Nesta quinta (6), diversas entidades se desligaram do “GT de Retomada” por não concordarem com o método e nem com as suas decisões. Constituído por pressão da sociedade civil, numa audiência pública da Câmara, o grupo de trabalho deveria ser o espaço para debater e construir um planejamento estrutural e orçamentário para o retorno seguro às aulas.

A existência do Ônibus da Liberdade está ameaçada. Funcionários da empresa foram demitidos devido aos atrasos de repasses pela Prefeitura. Este projeto – que garantia o transporte gratuito para alunos da rede municipal – estava sendo utilizado para o deslocamento de profissionais da saúde durante a pandemia.

O Prefeito Crivella, mais uma vez, não se preocupa em preservar serviços essenciais para a população e nem em garantir a manutenção de empregos.

IMPEACHMENT

Ontem, a Câmara Municipal do Rio votou um pedido de Impeachment do Prefeito que mais uma vez se utiliza da máquina pública para financiar seus interesses privados. Crivella empregou capangas com dinheiro público em cargos comissionados para censurar a imprensa e intimidar pacientes nas portas de hospitais. Há sem sombra de dúvidas, caso confirmadas as denúncias, uma prática incompatível com a dignidade que se espera de seu cargo.

Infelizmente, por 2 votos, não foi aberto o processo, que seguirá sendo investigado pela polícia e pelo ministério público. O pedido, realizado pela candidata à prefeitura pelo PSOL Renata Sousa foi muito importante, afinal a câmara de vereadores tem o dever de investigar os crimes de responsabilidade e de improbidade administrativa. Esse é o nosso papel enquanto parlamentar. Seguiremos lutando contra os desmandos deste prefeito que sempre coloca os seus interesses acima do bem público!

LUTO

Recebemos a triste notícia do falecimento da Secretária Escolar da EM Japão, em Santa Cruz, Marianny Sampaio – mais uma vítima da Covid-19. Nos solidarizamos com seus amigos e familiares. Nossas comunidades escolares precisam ser protegidas. Continuamos afirmando: não é hora de voltar às aulas!

MINHA ESCOLA TEM COVID?

Já viu nosso novo site? Confira os casos de covid-19 ao redor de sua escola. O estudo, realizado pelo mandato do vereador Tarcísio Motta, mapeou o contágio ao redor de todas as 1542 unidades escolares do município. Essa semana, a média de casos ativos (pessoas que ainda transmitem o vírus) aumentou para 61. Os números são referentes a um raio de 3km no entorno de cada escola municipal.

Quer consultar os números referentes a sua unidade escolar? Acompanhe nosso estudo e ajude a compartilhar através do link: http://bit.ly/metcovid