Boletim TMJ Educação n. 11 | Semana de 07 a 14 setembro

JUSTIÇA PROÍBE RETORNO

Hoje (14), à tarde, em nova decisão a Justiça suspendeu a volta às aulas na rede particular. Depois de 6 meses, Crivella ainda não apresentou nenhum planejamento orçamentário, estrutural e de contratação de mais profissionais de educação para suprir as demandas do atual momento para a maior rede da América Latina.

A pandemia aprofundou as desigualdades, inclusive na educação. Muitos alunos não têm acesso à internet e, muito menos, a equipamentos para acompanhar o ensino remoto. Falta à Prefeitura seriedade na gestão para dar respostas aos desafios que se apresentam.

FORA CRIVELLA

Apresentamos, hoje, o terceiro pedido de impeachment de Crivella. As denúncias sobre o QG da Propina são gravíssimas, e devem ser apuradas. É urgente livrar o Rio da máfia que comanda o Estado e se articula por todos os níveis de governo.

AUDIÊNCIA DE CRECHES PARTICULARES

A Comissão de Educação da Câmara realizou, na quarta-feira (9), Audiência Pública, solicitada por associações de donos de creches privadas, para debater o retorno das atividades presenciais da educação infantil.

Foram apresentados argumentos distintos sobre o tema. Sugerimos alguns encaminhamentos: que os especialistas em saúde presentes encaminhem à Comissão documento fundamentando seus pareceres; que a Comissão encaminhe solicitação aos órgãos públicos da necessidade de concessão de linha de crédito para as escolas que enfrentam dificuldades; elaboração de um relatório da Comissão de Educação sobre o assunto.

Seguimos reafirmando que o retorno só deve acontecer quando tivermos segurança para tal. A preservação da vida e o controle da pandemia devem ser prioridade.

MINHA ESCOLA TEM COVID?

Na última semana, a média geral de casos ativos (pessoas que ainda estão transmitindo o vírus) de covid-19 ao redor das escolas municipais subiu para 65. Somente em 3 das 11 CREs essa média baixou. Nas demais, se mantém a tendência de aumento do número de casos. Chama a atenção as escolas da região da Mangueira, todas com aproximadamente 200 casos em seu entorno.

Esses são dados coletados pelo “Minha Escola Tem Covid?”. Realizado pelo mandato do vereador Tarcísio Motta, o estudo avalia a contaminação na vizinhança de cada uma das 1542 escolas municipais em um raio de 3km. Agora você pode acompanhar o histórico da evolução das médias de casos ativos por CRE e os números referentes à sua escola através do site:

https://minhaescolatemcovid.com.br/