
Tarcísio Motta é professor de história licenciado do Colégio Pedro II e está vereador na cidade do Rio de Janeiro desde 2017. Atualmente é líder do PSOL Carioca na Câmara e preside a CPI das Enchentes e a Comissão Especial do Carnaval. É também vice-presidente das Comissões de Cultura e Educação. Foi candidato ao governo do estado pelo PSOL em 2014 e 2018, ficando em terceiro lugar nesta última eleição com 814.249 votos. Em 2018, integrou a CPI dos Ônibus, pela qual denunciou uma série de irregularidades entre empresários e o poder público.
Filho de operários, nasceu em Petrópolis em 1975. Sua trajetória política começou na sua cidade natal, militando na Pastoral da Juventude. A carreira de historiador começou em 1998, com a formatura no curso de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também fez mestrado (2002) e doutorado (2009).
Em 1999, ingressou como professor de História na rede estadual e no município de Duque de Caxias, onde também foi diretor do Núcleo Duque de Caxias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Eleito também para a direção estadual do mesmo sindicato (2006-2012), atuou prioritariamente na análise dos orçamentos públicos e na discussão das políticas públicas para a educação implantadas pelos governos estadual e municipais.
Participou da reorganização do Fórum em Defesa da Escola Pública (Fedep), que reúne mais de 40 movimentos sociais. Trabalhou ainda em escolas da rede privada e foi professor substituto na UFF em 2003 e 2004.


Em 2005, foi aprovado em concurso público para o Colégio Pedro II. Estudioso da história agrária no Brasil, lecionou na Escola Nacional Florestan Fernandes (MST), em Guararema (SP) em 2009. Integrou o Núcleo de Organização Socialista, composto por militantes da Baixada Fluminense, e contribuiu decisivamente para a formação do Setorial de Educação do Rio de Janeiro.